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 Tutorial Geral de Wizz 1ª Parte

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AutorMensagem
Glad Asppam



Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/04/2008

MensagemAssunto: Tutorial Geral de Wizz 1ª Parte   Dom Abr 20, 2008 1:12 pm

Índice

1. Criação de Personagem
1.1 Atributos Iniciais
1.2 Aprendizagem
1.3 Teste para Magos
1.4 Teste para Bruxos

2. Magias
2.1 Magias de Magos
2.2 Magias de Bruxos
2.3 Magias de Quest
2.4 Conhecendo melhor os Elementos

3. Construção de Personagem
3.1 Atributos
3.2 Builds
3.3 Builds - Exemplos
- Ira de Thor/Chuva de Meteoros
- Escudo Mágico/MvP
- Duelista/PvP
- Combo/PvP
- WoE/PvP
- WoE Precaster
- WoE Assaulter
- Especialista em Área
- Suporte de Dano

4. Guia de Equipamentos
4.1 Equipamentos
4.2 Cartas úteis

5. Player Versus Player (PvP)
5.1 Conhecimentos básicos
5.2 Contra Classes Específicas
- Cavaleiros
- Templários
- Assassinos
- Ladinos
- Caçadores
- Bardos
- Odaliscas
- Ferreiros
- Alquimistas
- Bruxos
- Sábios
- Sacerdotes
- Monges
5.3 Combos
- Rajada Congelante + Trovão de Júpiter
- Petrificar + Lanças de Fogo
- Barreira de Gelo + Barreira de Fogo
- Trovão de Júpiter + Coluna de Chamas
- Nevasca + Ira de Thor
5.4 Técnicas PvP
- Linha de Visão
- Equipando/Desequipando a Fen
- Trocando Equipamentos
- Trovão de Júpiter: Sequências
- Esferas D'água: Sequências
- Nevasca: Particularidades

6. Player Versus Monster (PvM)
6.1 Conhecimentos Básicos
6.2 Lugares para Caçar
- Do nível 11 ao 20
- Do nível 21 ao 30
- Do nível 31 ao 40
- Do nível 41 ao 50
- Do nível 51 à Bruxo
- Do nível 61 ao 80
- Do nível 81 ao 90
- Do nível 81 ao 99
6.3 Técnicas PvM
- Barreira de Fogo Vertical
- Barreira de Gelo Travadora

7. Most Vital Person (MvP)
7.1 Mecânica de MvP
7.2 Os Chefes (MvPs)
7.3 Técnicas MvP

8. War of Emperium (WoE)
8.1 Bruxos na Guerra do Emperium
8.2 Grupo de Ataque
8.3 Grupo de Defesa

9. Considerações Finais

10. Créditos

13/01/2006
Última atualização, feito de acordo com os dados do último update do bRO (Amatsu e Kunlun).
Use o botão de Pesquisar (Ctrl + F) insira o título das seções para achá-la mais facilmente.
Caso alguém tenha alguma dúvida ou sugestão, poste aqui ou mande PM via fórum.
Todas as técnicas PvP e MvP foram testadas e estão funcionando perfeitamente até o patch atual (Amatsu e Kunlun).

1. Criação de Personagem

A criação de um personagem é muito importante, pontos que você desperdiçar agora podem fazer falta depois, portanto estude suas possibilidades antes de começar.
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1.1 Atributos Iniciais

Primeiro, você deve conhecer os principais atributos de um Mago/Bruxo, que são: Inteligência, Destreza e Vitalidade. Você não precisa conhecer todos os outros atributos e seus bônus, mas esses três pelo menos você deve saber os benefícios que eles te garantem.

A Inteligência define o Sp total de um Bruxo, recuperação de Sp e o ataque mágico (a força de suas magias - AtqM).
A Destreza define a velocidade do tempo de conjuração das magias de um Bruxo.
A Vitalidade define o Hp total de um Bruxo, recuperação de Hp e concede resistência contra diversos status negativos. Como é uma classe deficiente em Hp, é um atributo para compensar essa deficiência.

Os seus atributos iniciais são muito importantes, eles vão definir a construção final do seu personagem.

Força 1
Agilidade X
Vitalidade 1
Inteligência 9
Destreza 9
Sorte X

Cabe à você decidir os pontos em Agilidade e Sorte (não é possível ter Vitalidade, pois Vitalidade e Destreza são atributos contrários, como Agilidade e Sorte). Não que esses pontos farão muita diferença, mas uns pontinhos a mais de esquiva é útil contra monstros para um Bruxo de alto nível, enquanto que Sorte concede um pequeno bônus de resistência contra alguns status negativos.
______________________________________________________________________
1.2 Aprendizagem

Como os atributos iniciais de um Mago/Bruxo não beneficiam muito o combate corpo-a-corpo, essa parte pode ser um pouco lenta e entendiante.
Passe pelo Centro de Treinamento e fale com todos os NPCs para ganhar alguns níveis de Base e Classe sem muito esforço, além de alguns equipamentos e poções que podem te ajudar. Se você já possui um outro personagem e algum zeny, compre uma Main Gauche e equipe-a com quaisquer cartas de dano que você tiver disponível (não precisa ser nada muito caro, essa arma servirá apenas para os primeiros níveis) e refine-a o máximo possível. Pegue-a quando sair do treinamento e comece a caçar.

Passando ou não pelo Centro de Treinamento, você vai acabar saindo em alguma cidade aleatória (ou não). Aos redores de qualquer uma dessas cidades existem monstros que podem concluir seu treinamento como Aprendiz.
Caso você esteja bem equipado e com algumas poções, pode tentar alguns monstros um pouco mais fortes, como Esporos, Besouro-Ladrão Fêmeas e Salgueiros.
Uma outra opção é procurar pelo Formigueiro Infernal e ficar matando os Ovos de Formigas. Demoram um pouco para morrer, mas garantem uma exp decente e não atacam de volta.

Não gaste seus pontos de atributos nos atributos que não serão úteis mais pra frente! Comece gastando tudo que tiver em Inteligência, vai ser muito mais útil e fácil upar como Mago.
______________________________________________________________________
1.3 Teste para Magos

Quando você alcançar o nível de classe 10 (e Habilidades Básicas Lv9) chegou a hora de se tornar um Mago!
Primeiro, você deve ir à Cidade dos Magos, Geffen.
No andar superior da cidade, procure pela Guilda dos Magos à Noroeste. Fale com o NPC na parte de trás e ela te dará um teste para você se tornar um Mago. Ela pedirá que você junte uns ingredientes e faça uma poção usando o Centrifugador no centro da sala. Os ingredientes podem ser pesquisados na prateleira à direita da sala. Essas são as poções que ela pode te pedir:

Poção Número 1
Ingredientes: 2 Jellopy, 3 Felpa, 1 Leite
Solução: Payon
Código: 8472
Catalisador: Gema Amarela

Poção Número 2
Ingredientes: 3 Jellopy, 1 Felpa, 1 Leite
Solução: Nenhuma
Código: 3735
Catalisador: Gema Vermelha

Poção Número 3
Ingredientes: 6 Jellopy, 1 Felpa
Solução: Payon
Código: 2750
Catalisador: Gema Azul

Poção Número 4
Ingredientes: 2 Jellopy, 3 Felpa
Solução: Morroc
Código: 5429
Catalisador: Diamante de 1 Quilate

Jellopys você pode conseguir de Porings ou comprando na própria cidade de Geffen por 6 zeny cada (numa loja à Sudoeste, andar superior da cidade).
Felpas você consegue de Fabres e Lunáticos.
Leite você consegue na Introdução, caso não tenha conseguido (ou pulado a Introdução) você pode comprar na Leiteira de Prontera (Sudoeste da cidade, ao redor dos muros centrais).

Para conseguir as soluções você precisa de um Tubo de Ensaio Vazio (você recebe da NPC de Geffen) e precisa fazer uma caminhada dependendo da Solução:
Solução de Payon: Da cidade de Payon, vá para o mapa ao norte. No lado direito do mapa, perto da Guilda dos Arqueiros, haverá um NPC que te entregará a Solução de Payon.
Solução de Morroc: Da cidade de Morroc, vá para o mapa à noroeste. No meio do mapa, junto ao lago haverá um NPC que te entregará a Solução de Morroc.

Após terminar de juntar todos os ingredientes, volte à Guilda dos Magos em Geffen, clique no Centrifugador no centro da sala, especifique os ingredientes, quantidades, soluções, digite o código e escolha o catalisador. Se tiver feito tudo certo você deverá receber um "Tubo de Ensaio com Líquido Desconhecido". Entregue ao NPC no fundo da sala e pronto!
______________________________________________________________________
1.4 Teste para Bruxos

Quando você alcançar o nível de classe 40 de Mago, você finalmente poderá se tornar um Bruxo!
É recomendado que você vá pelo menos até o nível de classe 49, cheque a seção "Construção de Personagem" para saber mais detalhes.
Volte mais uma vez nas Cidades dos Magos, Geffen. Vá para a torre central de Geffen, suba até o último andar e lá você encontrará dois NPCs que te guiarão pelo teste.

O primeiro teste consiste em você entregar 5 de cada cristal elemental (Sangue Escarlate, Vida Verdejante, Cristal Azul e Frescor do Vento) ou 10 de cada Gema (Azul, Vermelha e Amarela). Os itens são fáceis de se encontrar ou mesmo comprar, basta dar uma olhada nas lojas de Prontera/Payon ou mesmo em Geffen e você deverá encontrar em pouco tempo. Se você foi até o nível de classe 50, não precisará passar por essa primeira fase.

O segundo teste são perguntas e respostas sobre a classe e magias de Bruxos. As respostas você pode encontrar facilmente em guias de monstros e algumas aqui, enquanto outras você deve saber responder. Acerte pelo menos 8 das 10 e você passará.

O terceiro teste são batalhas contra monstros em 3 salas elementais, testando sua capacidade de enfrentar monstros dos 3 elementos básicos de Midgard.

Sala da Água
Monstros: Obeaune (agressivo), Cornutus (sensitivo), Fen (sensitivo), Vadon (sensitivo), Molusco (sensitivo), Magnólia, Marin e Marina.
Guardiões: 4 Hidras e 1 Esfera Marinha.
A primeira sala, com apenas a Obeaune de monstro agressivo. Use magias como Relâmpago ou Espíritos Anciões. Se não tiver nenhuma das duas, use Lanças de Fogo, apesar dos monstros levarem apenas 50% e 25% do dano.
Depois de derrotar todos os montros, você precisará derrotar o guardião da sala, uma Esfera Marinha. Tome cuidado pois depois de levar um dano a Esfera se auto-destruirá, e se isso acontecer, você falhará no teste. Caso não tenha um Relâmpago de bom nível para matá-la antes disso, use Petrificar para evitar que ela se auto-destrua, e finalize com uma Lanças de Fogo.

Sala da Terra
Monstros: Mantis (agressivo), Guerreiro Orc (agressivo), Pé Grande (sensitivo), Caramelo (sensitivo), Selvagem (sensitivo), Vitata (sensitivo), Giearth (sensitivo), Deniro e Hode.
Guardiões: 8 Mandragoras e 1 Flora.
A segunda sala, apenas use Barreira de Fogo para se proteger dos monstros agressivos e Lanças de Fogo que não terá nenhum problema.
Os guardiões também não tem nenhum problema, apenas fique fora do alcance do ataque das Mandragoras e conjure o que tiver.

Sala do Fogo
Monstros: Lobo do Deserto (agressivo), Zerom (agressivo), Goblin (agressivo), Salgueiro Ancião (agressivo), Escorpião (sensitivo), Frilldora (sensitivo), Peco Peco e Metaller.
Guardiões: 2 Horongs e 1 Guardião da Floresta.
A última sala pode ser um pouco complicada pela quantidade de monstros agressivos e por alguns serem imunes à fogo (portanto não param na Barreira de Fogo). A sugestão aqui é correr e usar Rajada Congelante nos monstros mais rápidos até congelá-los (ou matá-los) e tomar controle da situação.
Os guardiões não são difíceis, os Horongs são lentos e você pode usar Lanças de Gelo sem problema se tiver alguma destreza, se não tiver fique com a Rajada Congelante mesmo. Depois mantenha uma distância segura do Guardião da Floresta e você não terá problema algum.

Caso falhe em alguma das salas, você será teleportando para fora da torre e precisará responder 5 perguntas antes de poder aplicar o teste de novo. As perguntas são como as da segunda parte do teste.
As partes mais complicadas dos testes são a Esfera Marinha e os monstros agressivos da última sala, prepare-se bem contra eles desde os níveis iniciais e o teste será fácil. Não se esqueça de comprar poções para o teste, elas te ajudarão bastante.

Após o teste converse com a Bruxa atrás do balcão mais uma vez e pronto! Você é um Bruxo!

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