4. Guia Básico de Equipamento
Agora vamos aos equipamentos. Como disse antes, Bruxos são uma classe deficiente quanto à resistência e Hp, e por mais Vitalidade que você tenha, você vai precisar de um bom equipamento.
Como é uma classe muito visada nos ataques, a Def de um Bruxo é importantíssima para sua sobrevivência, e portanto, você deve sempre tentar manter equipamentos top de linha (overgrades).
Equipamentos servem também para fechar bônus e garantir outros pontos em atributos, então tenha em mente sempre as vantagens/desvantagens de conseguir mais atributos ou melhorar sua Def.
Primeiro, vamos falar dos Upgrades.
Cada equipamento que seja uma "armadura" (Equipamentos para a cabeça, Vestimentas, Escudos, Capas e Calçados) é refinável. Para refinar, você precisa do minério Elunium que pode ser conseguido através de monstros ou comprando de outros jogadores.
Você pode refinar qualquer armadura até um máximo de + 4 sem chance de falha (quebra). Ao tentar refinar alguma armadura acima de + 4, ele tem uma chance de falhar, e se falhar, o equipamento é quebrado e perdido. Portanto nunca tente upgrades acima de + 4 se não tiver um outro equipamento substituto. Saiba também que quanto maior o upgrade, maior a chance de falha pro próximo upgrade.
Ferreiros com a Habilidade "Perícia em Armamento" possuem 10% a mais de chance de sucesso ao refinar equipamentos acima do + 4, portanto sempre que possível peça à um amigo/conhecido confiável para refinar seus equipamentos (caso eles possam equipar).
Cada + 1 de upgrade concede 0.67 de defesa. Equipamentos + 4 então concedem um 2.68 de defesa adicionais.
Esses upgrades contam como Def de Equipamentos (portanto são reduzidos em %) e mostram como o primeiro valor da sua Def.
Esses upgrades não concedem nenhuma DefM adicional.
Embora cada valor + 1 de upgrade mostre como + 1 de valor de Def na janela de Status, ele concede 0.67 de Def no valor real. Isso é feito para facilitar os valores (apesar de dar algumas diferenças dependendo da situação).
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4.1 Equipamentos
Vou listar alguns dos equipamentos mais utilizados e alguns que podem ser de alguma utilidade.
Não existe um "equipamento perfeito" para os Bruxos, tudo depende do que você quer e como você pode combinar os equipamentos para conseguir os resultados.
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- Equipamentos para a Cabeça -
Cartola: 3 de Def, + 1 de Agi, + 1 de Des, + 50 de Sp Máximo. Para quem quer uma Def melhor do que a Maçã de Guillerme Tell a custo de 2 pontos de Destreza.
Chapéu de Bathory: 4 de Def, + 100 de Sp Máximo. Boa Def e garante um Sp extra. Se preferir pontos de Int, pegue uma Diadema/Coroa.
Chapéu de Mestre Arcano: 1 de Def, + 2 de Int, + 150 de Sp Máximo. Uma Diadema/Coroa com Chapéu de Bathory porém menos Def.
Chapéu Fedorento: Reduz em 10% o dano causado por Humanóides. Excelente para PvP e WoEs, reduz o dano mágico e danos críticos também (que ignoram a Def). Não pode ser refinado.
Coroa do Líder: 3 de Def, 4 de DefM, + 1 de For, + 1 de Int, + 1 de Sor. Def menor que a Coroa/Diadema, mas concede DefM e alguns bônus ainda.
Coroa: 4 de Def, + 2 de Int. Boa Def e ainda concede um bônus de Int.
Diadema: 4 de Def, + 2 de Int. Boa Def e ainda concede um bônus de Int.
Maçã de Guillerme Tell: + 3 de Destreza, porém não concede nada de Def.
Peça Dourada: 5 de Def, um dos melhores equipamentos para Def de Bruxos.
Tiara[1]: 3 de Def, 3 de DefM, e ainda tem um espaço para uma carta qualquer.
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- Vestimentas -
Casaco de Pele[1]: 6 de Def, e tem espaço para uma carta. Excelente Def, mas muito pesado.
Jaqueta Brilhante: 7 de Def, 5 de DefM, 3% de chance de causar Cegueira no atacante e tem espaço para uma carta. Pesado, mas muito eficiente. Muito difícil de obter uma.
Manto de Seda[1]: 3 de Def, 10 de DefM e ainda possui espaço para uma carta. Uma das melhores vestimentas para PvP/WoE, usável pela maioria das classes.
Paletó: 5 de Def, e tem espaço para uma carta. Bom para qualquer situação.
Vestido de Casamento: 15 de DefM, mas nada de Def. Útil somente em alguns casos, mas é sempre bom andar com um.
Vestimenta Arcana: 5 de Def, 5 de DefM e + 1 de Int. Boa Def e DefM, útil para PvM/MvP.
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- Escudos -
Vembrassa[1]: 3 de Def, espaço para uma carta. O único que você deve usar, lembre-se de equipar as cartas de redução de dano contra o monstro que estiver caçando.
Grimório: 3 de Def, 2 de DefM e + 1 de Int. Caso você não tenha a carta contra o monstro específico ou queira algo mais universal PvM, o Grimório é sua única opção. Não use em PvP/WoE jamais.
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- Capas -
Capa Velha: 1 de Def, 10 de DefM. Boa DefM, ao invés de usar cartas de redução contra Elementos específicos, 10 de DefM reduzem o dano de todas mas em menor quantidade.
Capuz[1]: 1 de Def, espaço para uma carta. Caso não tenha zeny para um Sobrepeliz[1], essa é sua opção.
Manteau do Sobrevivente: 1 de Def, + 10 de Vitalidade, não pode ser refinado. Bom bônus de Vitalidade, mas como não pode ser refinado e não há espaço para cartas, um Sobrepeliz de Balder (Carta Raydric) refinado é muito melhor. Muito difícil de obter um.
Sobrepeliz[1]: 2 de Def, espaço para uma carta. Equipe cartas de redução de Elementos e de dano Neutro. Caso não tenha zeny para equipar todos as cartas elementais, use Capuzes[1].
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- Calçados -
Grilhões: 3 de Def, mas muito pesado. Melhor Def de Calçado para Bruxos, porém.
Salto Alto: 2 de Def, 5 de DefM. Caso prefira um pouco de DefM ao invés de uma carta/mais DefM.
Sandália[1]: 1 de Def, espaço para uma carta. Use apenas se não tiver zeny para um Sapatos[1].
Sapatilha de Cristal: 0 de Def, 10 de DefM, + 5 de Sorte. Uma boa DefM que compensa a falta de espaço de uma carta.
Sapatos[1]: 2 de Def, espaço para uma carta. Simples e básico.
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- Acessórios -
Anel de Defesa: 3 de Def, 3 de DefM. Um acessório caro, mas para quem gosta de uma boa Def e DefM, é essencial.
Brinco: + 2 de Inteligência.
Brinco[1]: + 1 de Int, espaço para uma carta.
Cinto: Espaço para uma carta. Use somente se não puder comprar uma Presilha.
Presilha: + 10 de Sp Máximo, espaço para uma carta. O acessório básico para qualquer tipo de carta.
Luvas: + 2 de Destreza.
Luva[1]: + 1 de Dex, espaço para uma carta.
Luva Sacra: 1 de Def, + 1 de Int. Prático e não muito caro.
Rosário: + 2 de Sorte, 5 de DefM. Apesar de Sorte não influenciar muito na build de um Bruxo, os 5 de DefM são muito bem-vindos.
Rosário[1]: + 1 de Sor, 3 de DefM, espaço para uma carta. Não é um Anel de Defesa, mas ainda tem espaço para uma carta, excelente em WoE/PvP.
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- Armas -
Bastão[4]: Ataque 15, AtqM + 15%, espaço para quatro cartas. Útil para colocar cartas como Drops ou Fabre.
Bastão Arcano: Ataque 40, AtqM + 15%, + 4 de Int. Básico para quem gosta de Int.
Bastão Xamista: Ataque 75, AtqM + 15%, + 3 de Int. Use apenas se não tiver zeny para um Bastão Arcano ou cartas para usar no Cetro[2].
Cetro[2]: Ataque 60, AtqM + 15%, + 3 de Int, espaço para duas cartas.
Cajado[3]: Ataque 40, AtqM + 15%, + 2 de Int, espaço para três cartas. Muito usado por Bruxos Assaulters para fechar os bônus de Inteligência.
Cajado do Poder: Ataque 130, AtqM + 15%, + 10 de For, consome 2 de Sp a cada ataque. Para os que gostam de estar no calor da batalha.
Cajado Cabalístico: Ataque 25, AtqM + 15%, + 5 de Int, + 2 de Agi, cajado de duas mãos. Não vá ao PvP/WoE com ele.
Cajado Esfíngico: Ataque 120, AtqM + 15%, + 6 de Int, + 2 de Des, cajado de duas mãos. Não vá ao PvP/WoE com ele.
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4.2 Cartas úteis
Agora algumas das cartas úteis e suas utilidades. Mais uma vez, não existe a combinação perfeita de cartas, e depende muito de seu objetivo.
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- Equipamentos para a Cabeça -
Abelha-Rainha: Permite usar certas magias sem consumir as Gemas Vermelhas/Azuis/Amarelas. Aumenta o consumo de Sp das magias em 25%.
- Como algumas magias poderosas de Bruxo requerem gemas para serem conjuradas, essa é uma carta excelente para poder esbanjar do potencial de sua build. É uma carta de MvP, por isso não será fácil conseguir uma.
Marduk: Deixa o usuário imune à Silêncio.
- A condição negativa Silêncio é baseado na Vitalidade, por isso Bruxos podem precisar de alguma proteção. Silêncio é curável através de uma Poção Verde, mas se você não tem nenhum outro Equipamento para a Cabeça e quer economizar as poções, essa é a opção.
Orc Hero: Deixa o usuário imune à Atordoamento.
- Outra condição negativa baseada na Vitalidade, e é o jeito mais comum de Bruxos morrerem ou serem inutilizados. Uma carta de MvP, não ache que será fácil conseguir uma.
Salgueiro Ancião: Garante + 2 de Inteligência.
- Para quem prefere Inteligência à Destreza e não quer pagar uma Coroa ou Diadema (ou prefere usar outro equipamento na cabeça).
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- Vestimentas -
Angeling: Encanta a vestimenta com a propriedade Sagrado 1.
- A propriedade Sagrado é resistente contra todos os Elementos exceto Sombrio. Útil em PvP/WoE.
Bathory: Encanta a vestimenta com a propriedade Sombrio 1.
- A propriedade Sombrio é neutra quanto aos outros Elementos, e resistente quanto à ela mesma. Útil em PvM contra monstros que utilizam muitas magias Sombrias.
Cavalo-Marinho: Deixa o usuário imune à Congelamento e concede 5% de redução do Elemento Água.
- Excelente para PvP/WoE, mas como não concede propriedade nenhuma você fica sem resistência contra as magias. Use com cuidado.
Dokebi: Encanta a vestimenta com a propriedade Vento 1, + 1 de Def.
- A propriedade Vento é resistente contra ela mesma e a propriedade Água, mas é fraca contra Terra. Como a maioria das magias utilizadas em duelos PvP são Vento e Água, essa é uma carta essencial.
Ghostring: Encanta a vestimenta com a propriedade Fantasma 1.
- A propriedade Fantasma é neutra quanto às outras propriedades e fraca contra ela mesma, mas é muito resistente contra a propriedade Neutra (ataque físicos). A carta só funciona em modo PvP/WoE, sendo inútil em PvM/MvP.
Pasana: Encanta a vestimenta com a propriedade Fogo 1, + 1 de Def.
- A propriedade Fogo é resistente contra ela mesma e a propriedade Terra, mas é fraca contra Água. Útil para duelos PvP mais experientes, mas use com cuidado.
Peixe-Espada: Encanta a vestimenta com a propriedade Água 1, + 1 de Def.
- A propriedade Água é resistente contra ela mesma e a propriedade Fogo, mas é fraca contra Vento. Útil para duelos PvP mais experientes, mas use com cuidado.
Pupa: Concede + 700 de Hp Máximo.
- Para uma classe deficiente em Hp é uma ótima escolha para PvM/MvP e talvez PvP.
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- Escudos -
Ambermite: Concede 2 pontos de Def.
- Use se você for caçar monstros e não tenha escudos específicos contra eles.
Guerreiro Orc: Reduz em 30% do dano de Brutos.
- Use se você for caçar monstros do tipo Bruto.
Khalitzburg: Reduz em 30% do dano de Demônios.
- Use se você for caçar monstros do tipo Demônio.
Ovo de Besouro Ladrão: Concede + 400 de Hp Máximo.
- Use se você for caçar monstros e não tiver escudos específicos. Melhor do que Ambermite em quase todos os aspectos.
Rafflesia: Reduz em 30% do dano de Peixes.
- Use se você for caçar monstros do tipo Peixe.
Pé Grande: Reduz em 30% do dano de Insetos.
- Use se você for caçar monstros do tipo Inseto.
Sapo de Thara: Reduz em 30% do dano de Humanóides.
- Obrigatório para PvP/WoEs, não saia de casa sem ela.
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- Capas -
Frilldora: Concede a Habilidade Furtividade em Nível 1.
- Muito útil em PvP/WoEs, use para escapar do foco de atenção.
Jakk: Reduz em 30% de dano do elemental Fogo, +5 de Esquiva.
- Use para reforçar a resistência em conjunto com as vestimentas Elementais.
Marse: Reduz em 30% de dano do elemental Água. +5 de Esquiva.
- Use para reforçar a resistência em conjunto com as vestimentas Elementais.
Poeira: Reduz em 30% de dano do elemental Vento, +5 de Esquiva.
- Use para reforçar a resistência em conjunto com as vestimentas Elementais.
Raydric: Reduz em 20% de danos Neutros.
- Essencial tanto para PvP/WoE quanto para PvM/MvP.
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- Calçados -
Eggyra: Garante 15% de regeneração de Sp.
- Bom em níveis iniciais e para quem perde muito Sp com Proteção Arcana.
Matyr: Garante 10% de Hp máximo e + 1 de Agilidade.
- Excelente para garantir maior tempo de sobrevivência com seu Bruxo.
Sohee: Garante 15% de Sp máximo e 3% de regeneração de Sp.
- Bom em níveis iniciais e para quem usa muitas magias com alto custo e com baixo Tempo de Recuperação.
Verit: Garante 8% de Hp e Sp máximos.
- Para quem quer um pouquinho dos dois, mas não garante nenhuma regeneração extra de Sp e Hp.
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- Acessórios -
Coringa: Garante a habilidade Furto Level 1.
- Como Bruxos possuem uma Destreza elevada e grandes quantidades de Sp, essa carta é bem utilizada pela classe.
Creamy: Garante a habilidade Teleporte Level 1.
- Bom para quem gosta de ir solo e não quer gastar Asas de Moscas.
Fen: Impede o Bruxo de perder a concentração quando é atingido durante o cast de uma magia. Aumenta o tempo de conjuração em 25%.
- Uma carta essencial tanto para PvM/MvP quanto PvP. Não funciona em WoE.
Fumacento: Garante a habilidade Esconderijo Level 1.
- Dependendo da situação é muito útil, especialmente em WoEs.
Vitata: Garante a habilidade Curar Level 1. Aumenta o custo de Sp de todas as magias em 25%.
- Excelente para quem vai solo e não quer gastar com poções. A quantidade recuperada de Hp é pouca, mas o suficiente para garantir autonomia ao Bruxo.
Zerom: Garante + 3 de Destreza.
- Equipe em Presilhas ou acessórios com espaço para melhorar o desempenho com suas magias.
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- Armas -
Drops: Garante + 1 de Destreza.
- Bom para uma pequena redução no Tempo de Conjuração.
Fabre: Garante + 1 de Vitalidade e + 100 de Hp Máximo.
- Excelente para qualquer situação. Use com Bastão[4] para ter chances de sobrevivência ainda maiores.
Larva de Andre: Garante + 1 de Inteligência.
- Para quem prefere Inteligência à Destreza, mas é muito mais rara do que as Cartas Drops.
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