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 Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte

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Glad Asppam



Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/04/2008

MensagemAssunto: Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte   Dom Abr 20, 2008 1:38 pm

- O Ataque Mágico

Curioso em saber como o dano funciona? Quer saber quanto sua magia causaria em determinado jogador?
Vou mostrar como é feito o cálculo de dano e resistência de magias em Ragnarok, e você pode seguir os mesmos passos sempre que quiser descobrir o quanto você causará e o que precisaria para resistir.

Primeiro, como vocês sabem, o dano depende do seu Ataque Mágico (AtqM). Para descobrir seu AtqM, abra a janela de atributos e procure por ele. Vou usar aqui como exemplo o AtqM 410-697 (121 de Inteligência).

A primeira coisa que o jogo faz é pegar um número aleatório entre o seu AtqM. Para testes, vamos pegar o dano mínimo e máximo.
Portanto, seu dano até agora é 410-697.

A segunda coisa é ver se você está equipado com um Bastão ou não (eles concedem 15% de AtqM adicionais).
Se estiver, seu dano sobe para 471-801.

Terceiro, você deve aplicar os modificadores das magias, que variam de acordo com elas. Vou usar três tipos de magias diferentes, Nevasca, Chuva de Meteoros e Trovão de Júpiter.

- Nevasca tem um modificador de magia de 500% do AtqM. Não contarei o número de acertos pois são tratados em separado (e portanto há um cálculo de AtqM em cada acerto).
O dano até aqui com essa magia é 2355-4005.

- Chuva de Meteoros tem um modificador de AtqM x 5. O número de acertos totais seriam 7, mas vamos contar apenas 1 por cada acerto ser tratado com um AtqM diferente.
O dano até aqui com essa magia é 2355-4005.

- Trovão de Júpiter tem um modificador de AtqM x 12. O número de acerto total é 1, portanto usa apenas um cálculo de AtqM.
O dano até aqui com essa magia é 5652-9612.

Depois você aplica as reduções de acordo com o alvo. Vamos, por exemplo, utilizar um Sacerdote com Escudo de Prometeu, Chapéu Fedorento, 30 de DefM e 110 de Inteligência, utilizando uma Vestimenta de Zéfir.

Nevasca:
- O dano de 2355-4005 vai para 1413-2403 pela redução de 40% do Prometeu e Chapéu Fedorento.
- Depois o dano é reduzido para 989-1682 pela redução de 30% da DefM.
- Ainda há a subtração de 110 pontos pela DefM baseada na Inteligência do alvo, e o dano fica 879-1572.
- Por último você aplica os modificadores da Vestimenta de Zéfir, reduzindo em 50% o dano de Água: 439-786.

Chuva de Meteoros:
- O dano de 2355-4005 vai para 1413-2403 pela redução de 40% do Prometeu e Chapéu Fedorento.
- Depois o dano é reduzido para 989-1682 pela redução de 30% da DefM.
- Ainda há a subtração de 110 pontos pela DefM baseada na Inteligência do alvo, e o dano fica 879-1572.
- Por último você aplica os modificadores da Vestimenta de Zéfir, que não reduz em nada o dano de Fogo, portanto o dano permanece inalterado: 879-1572.

Trovão de Júpiter:
- O dano de 5652-9612 vai para 3391-5767 pela redução de 40% do Prometeu e Chapéu Fedorento.
- Depois o dano é reduzido para 2373-4036 pela redução de 30% da DefM.
- Ainda há a subtração de 110 pontos pela DefM baseada na Inteligência do alvo, e o dano fica 2263-3926.
- Por último você aplica os modificadores da Vestimenta de Zéfir, reduzindo em 75% o dano de Vento: 565-891.

Em modo de Guerra do Emperium, você reduz o dano final em 50% ou 40% para ter o resultado final. Se após a redução de dano baseada na Inteligência do alvo o resultado for menor do que 0, a magia "errará" (Miss).
Isso é muito útil aos que pretendem fazer uma build de Assaulter com muita Vitalidade, sacrificando muito do AtqM pela resistência. Afinal de nada adianta ser um Bruxo muito resistente se suas magias não causam dano em alguém mais preparado contra você.
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- O Precast e o Ataque

Sabendo como se dá a redução de dano você pode descobrir como causar mais dano nos Precasts, conhecendo os equipamentos básicos dos inimigos e atacar nos pontos fracos.

Vamos pegar por exemplo um Cavaleiro muito bem preparado contra Precasts, utilizando 40 de DefM: Sapatilhas de Cristal, Capas Velhas, Mantos de Seda, 2 Rosários, além de Prometeu e Chapéu Fedorento, e também 20 de Inteligência.
Como defensor, usaremos um Bruxo com 130 de Inteligência e AtqM 522-926 utilizando magias diversas.

Pulando toda a parte de cálculos e vendo o dano total das magias, temos:
Lanças de Fogo: 5220-9260. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 929-1656 (WoE).
Chuva de Meteoros: 18270-32410. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 3278-5823 (WoE).
Trovão de Júpiter: 6264-11112. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 1117-1990 (WoE).
Ira de Thor: 5844-10368. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 1041-1856 (WoE).
Esferas D'água: 11745-20835. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 2104-3740 (WoE).
Nevasca: 26100-46300. Depois da redução de dano do Cavaleiro, temos: 4688-8324 (WoE).

Como você pode ver a Nevasca causa muito mais dano do que uma Esferas D'água, mas aqui são contados apenas os danos únicos da magia, e você pode utilizar várias Esferas D'água enquanto alguém utiliza apenas uma Nevasca.
Uma outra coisa que você deve ter em mente é que o dano da Nevasca não é cumulativo com outras Nevascas, ou seja, se o Cavaleiro estiver em uma área de 2 Nevascas ao mesmo tempo, apenas 1 causará dano. Por esse motivo que os Precasts são (normalmente) montados com um ou dois Bruxos utilizando Nevascas e os outros alternando entre Ira de Thor e Chuva de Meteoros.

Agora, você deve imaginar como Cavaleiros levando tanto dano ainda sim conseguem sobreviver com facilidade a certos precasts numerosos. Vamos ver os equipamentos e condições mais comuns dos Cavaleiros na hora de entrar em um Precast:

- Vestimenta Anti-Congelante e Benedictio Sanctissimi Sacramenti (BSS): Esses Cavaleiros são os que não costumam durar muito tempo em precasts fortes, além de gastarem muitas poções para se aguentarem. Os danos são:
Lanças de Fogo: 696-1242.
Chuva de Meteoros: 2458-4367.
Trovão de Júpiter: 837-1492.
Ira de Thor: 780-1392.
Esferas D'água: 1499-2664.
Nevasca: 3340-5930.

- Vestimenta de Poseidon: Esses costumam durar muito em precasts, pois poucos Bruxos resolvem atacá-los diretamente com um Trovão de Júpiter, e as Iras de Thor usadas apesar de causar um bom dano não é o suficiente para derrubá-lo ou sequer compensa ele usar outra vestimenta para se defender de tal. O fato deles congelarem não muda em nada, pois num precast, eles estarão tomando danos contínuos e nunca ficarão congelados por muito tempo. Os danos são:
Lanças de Fogo: 464-828.
Chuva de Meteoros: 1639-2911.
Trovão de Júpiter: 1954-3482.
Ira de Thor: 1821-3248.
Esferas D'água: 526-935.
Nevasca: 1172-2081.

Com isso você deve perceber como algumas classes conseguem sobreviver por muito mais tempo no meio do precast. Não é questão de ter muita Vitalidade (ela ajuda sim, na taxa de recuperação de poções e Hp Máximo) e sim o quanto ela consegue reduzir os danos do precast para sobreviver mais tempo.
Sabendo disso você deve conseguir prestar atenção, apesar de não ver os danos na WoE, você consegue ver a taxa de velocidade que os Cavaleiros usam suas poções, e com isso dá pra determinar seus equipamentos. Caso ele esteja congelando, você já sabe que ele não está utilizando uma Vestimenta Anti Congelante, e portanto deve estar com alguma Vestimenta Elemental e portanto reduzindo em muito o dano.
O próximo passo é perceber quais magias ele está levando e quantas poções ele usa em cada uma. Se estiver levando diversas Esferas D'água e utilizando poucas poções, ele provavelmente estará usando uma Vestimenta de Poseidon ou Zéfir com uma Capa do Oceano. Então você utiliza alguma magia que ele não tenha resistência (Trovão de Júpiter ou Lanças de Fogo) e veja em qual ele usa mais poções.

Leva um pouco de tempo para conseguir fazer isso sem problema, mas quando isso for automaticamente, você dará muito mais trabalho no precast para os atacantes.

Você pode utilizar isto também no ataque, use determinadas combinações de equipamentos, vestimentas, capas e acessórios para conseguir o máximo de proveito durante o precast.
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- O Futuro

Sobre o futuro dos Bruxos, não há como garantir com certeza como as coisas serão, mas podemos ter alguma idéia (olhando os outros Ragnaroks mais avançados).
Algumas das previsões sobre os Bruxos:

- A magia Pântano dos Mortos afetará a todos, não importando se é aliado ou inimigo. Ela também reduzirá a Agi/Des de acordo com o nível da magia, e terá um limite de 3 (assim como Barreira de Fogo). A redução será de 10% por nível de magia.
- A magia Ataque Espiritual aumentará o custo de Sp conforme o nível da magia, e também reduzirá o Tempo de Recuperação.
- Petrificar vai ter um tempo de duração de 20 segundos, e se a magia for de nível 6 ou maior ela não consumirá uma gema vermelha caso falhe.
- Chama Reveladora vai ter sua área reduzida para 5x5 em volta do jogador.
- Congelar não será mais uma magia de alvo, e assim que usada ela congelará todos em volta de uma área 5x5 do jogador, causando 2/3 de dano de uma Rajada Congelante. O Tempo de Conjuração não dependerá da Destreza.
- Ira de Thor causará a condição negativa Cegueira, e terá um custo de Sp reduzido.
- Chuva de Meteoros causará a condição negativa Atordoamento.
- Escudo Mágico não defenderá mais o Punho Supremo de Asura e a maioria das habilidades dos MvPs não serão afetadas pelo Escudo.
- Coluna de Fogo terá seu custo de Sp aumentado para 75.
- Esferas D'água terá seu custo de Sp alterado para 5 por nível de habilidade.
- Vitalidade concederá uma DefM igual à Inteligência reduzida por 2. Portanto, 50 de Vitalidade concederão a mesma DefM do que 25 de Inteligência.

Essas informações são baseadas em guias de outros Ragnarok e outros boatos do Ragnarok Coreano, e portanto não há uma estimativa de quando serão atualizadas ou se realmente serão.

Por fim, isso cobre tudo (ou quase tudo) que consigo imaginar como técnicas e habilidades de Bruxo que possam ser aprendidas lendo, enquanto outras você deverá aprender jogando e acumulando experiência.
Saiba também entender sua classe e seus defeitos, assim como suas capacidades e limitações, e se aprimore onde perceber que há defeitos. Não descarte as opiniões dos outros, ela é muito importante para seu aprendizado assim como para sua relação com grupos.

E acima de tudo, mantenha um bom jogo e divirta-se ^^
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10. Créditos
Nome sugerido por eloi, o eterno aprendiz.
Dados de monstros, imagens de mapas e itens por roempire.com.
Dados de AtqM e atributos por stud.ntnu.no/~magnusrk/calc/.
Dados de magias e construções de personagens por ragnasim.net/main-iro.php.
Jogo brasileiro por levelupgames.com.br.

Agradeço também a todos que já jogaram comigo e me deram chances de testar as mais variadas (e loucas) teorias de Bruxos.
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Glad Asppam



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Data de inscrição : 20/04/2008

MensagemAssunto: Ta ai um Tutorial ROX pra vcs!   Seg Abr 21, 2008 6:50 pm

Esse é um dos melhores tutoriais que eu ja vi por isso postei aki nesse mega forum! Tutorial de Wizz + conhecido na comunidade rag como Encicopledia Arcana! brinque!! cheers
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Wagnard



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Data de inscrição : 19/04/2008
Idade : 23

MensagemAssunto: Re: Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte   Qui Abr 24, 2008 5:33 pm

hum...ficou bom xD
boa glad =X
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Cappadocian
Admin


Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/04/2008

MensagemAssunto: Re: Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte   Qui Abr 24, 2008 5:54 pm

fico uma merda glad tu num si toca naum e veiu... onda pora fico bomzim agora arruma de outras classes ta ligado sacer bardo ninja principalmente todas...
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Glad Asppam



Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/04/2008

MensagemAssunto: Re: Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte   Sab Maio 03, 2008 10:57 pm

=D, vlw ae. Eu vo arruma de todas so q to com um poco de preguiça ^^.
To postando + 2 ai!
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MensagemAssunto: Re: Tutorial Geral de Wizz - Ultima parte   Hoje à(s) 7:23 pm

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